Tendinite Calcária

Doença comum e muito dolorosa do ombro.

A tendinite cálcaria do ombro, ou tendinite calcificante, é uma doença comum, principalmente em mulheres de meia idade.

Acontece uma deposição de cálcio no tendão (principalmente no supra-espinhoso, mas pode acometer qualquer tendão do manguito rotador), ainda de causa desconhecida. O depósito acontece lentamente, até o momento que na tentativa de reabsorver esse cálcio, o corpo causa uma forte reação inflamatória local, com dor intensa, fazendo com que o paciente necessite inclusive, ir ao pronto atendimento.

O tratamendo conservador é o de escolha, deixando a cirurgia como procedimento de exclusão.

Nesta fase dolorosa, é necessário o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e corticosteroides para melhora dor. O tratamento fisioterápico, associado a acupuntura, auxilia no processo de reabsorção e controle da dor.

O depósito do cálcio nem sempre é reabsorvido por completo, dependendo do tamanho e dos sintomas, podendo gerar impacto. Tratamentos mais invasivos podem ser utilizados,  como terapia por ondas de choque e cirurgia.

O tratamento cirúrgico, quando necessário, é realizado por artroscopia (vídeo) para ressecção da calcificação. Por vezes é necessário realizar pequena incisão no tendão acometido para retirada e após a mesma, o reparo do tendão. A tipoia é utilizada por 4 a 6 semanas para cicatrização tendínea, após isto, inicia-se recuperação funcional e fortalecimento.