Luxação do cotovelo

Luxação é quando os ossos perdem a congruência entre si

A definição de luxação é quando os ossos que compõem a articulação perdem a congruência.

A luxação do cotovelo é decorrente de trauma de alta energia. É mais comum em jovens. É considerada uma urgência ortopédica e deve ser reduzida (colocada no lugar), de preferência sob anestesia o quanto antes. O desvio anatômico notado no exame físico já é o indício do acontecimento, mas o diagnóstico preciso é realizado com radiografia simples. Feito o diagnóstico, faz-se a redução e realiza-se  nova radiografia para avaliação de lesões associadas.

Quando a luxação não tem lesão óssea associada, apenas lesão ligamentar, é considerada simples e se estável após redução, o tratamento é conservador, com uso de tipoia por aproximadamente 15 dias, seguido de fisioterapia para reabilitação. Em casos de instabilidade, principalmente nos extremos do movimento, pode ser necessário uso de brace articulado, estabilizando o estresse em varo/valgo da articulação (proteção dos ligamentos), por  45 dias.

Quando associada a fratura de um dos ossos, a luxação é considerada complexa e deverá ser melhor avaliada por tomografia computadorizada para a escolha do tratamento, que será de acordo com o osso acometido. Se optar por cirurgia, os ligamentos devem ser reparados, normalmente com utilização de âncoras.

A fisioterapia precoce é importante para a reabilitação e para evitar rigidez articular do cotovelo.